Pular para o conteúdo principal

O que considerar ao adotar um cão

     Está pensando em adotar um novo amigo? É uma ótima ação, que além de dar um lar e acolhimento a um ser que vai te retribuir com todo amor possível, irá te fazer um bem enorme para sua alma e coração. Mas antes devemos considerar alguns pontos para que a adoção seja realizada de forma assertiva.



Porte

    O tamanho do cão pode ser problema pra você? Ao adotar um cão já crescido, fica fácil avaliar e ter uma ideia de seu tamanho para sua residência. Leve em conta também se você conseguiria dar banho, levar pra passear ou mesmo sustentar um cachorro muito grande. Isso vai depender de como cada pessoa consegue dar um tratamento adequado para um cão de maior porte. Se é algo que não vai influenciar, vá em frente. Caso seja um filhote e não se tem ideia de que tamanho ficará o pet, esteja preparado como se ele fosse ficar grande. Se não tem certeza de quer um amigo de porte maior, prefira um que tenha certeza que é de porte pequeno ou médio. Nada mais injusto com o animalzinho querer dispensá-lo por que cresceu demais. Pense bem antes de adotar!



Espaço

    Tem relação com o porte. Se seu espaço é adequado para um cachorro de porte grande e você não tem problemas com isso, então não será empecilho. Se mora em um apartamento pequeno, talvez seja melhor um cão de porte pequeno. E considere sempre a possibilidade de vários passeios por dia, principalmente no caso de apartamento. Mesmo que o espaço seja uma casa com terreno, deve-se observar que mesmo assim o pet precisará de passeios para reduzir o stress e se exercitar.


Temperamento


    Considerando que o cãozinho adotado não tenha raça definida, fica um pouco mais difícil de saber o temperamento logo de cara. Nos casos dos filhotes é ainda mais difícil. Esta informação só iremos ter certeza depois de alguns meses, aí sim veremos se ele é agitado, brincalhão, mais calmo. Até mesmo cães adultos que a primeira vista podemos achar que parecem calmos, depois de um tempo eles ficam  mais a vontade e consequentemente mais peraltas. Se isso acontecer, se alegre, pois seu amigo está adaptado e a vontade com o novo lar. Em abrigos por exemplo, muito animais ficam com medo e desconfiados por já terem sofrido nas ruas ou com pessoas indignas de seu carinho. Ao adotar, o importante é estar ciente de que o temperamento pode ir mudando de acordo com o tempo e sempre ter paciência, ensinando, gastando as energias do pet com passeios e brincadeiras e dando amor. Logo o pet seguirá os padrões de sua nova casa.



Tempo

    Você terá tempo para cuidar e dar atenção para o cachorro? Se você sai para trabalhar, ficará alguém para cuidar dele na sua ausência? Devemos avaliar também se teremos tempo para passeios, brincadeiras e para cuidar da limpeza e alimentação. Se não tem estas respostas, talvez não seja a hora de assumir esta responsabilidade.


Gastos

    Além do tempo, devemos considerar os gasto envolvidos. Muitas pessoas acham que só dar comida e pronto, automaticamente está tudo resolvido. Além do valor gasto com alimentação, que envolve ração e até petiscos, tem os gastos com veterinário, que devemos consultar para cuidar de vacinação e consultas de rotina. Se vai levar para pet shop, é mais um gasto a ser considerado. Caso você mesmo aplique os banhos, deverá ter shampoo e sabonetes próprios para cachorro. O local de descanso também é importante. Se vai comprar uma cama para pet ou casinha. Brinquedos também são importantes, pois ajudam os pets a se distraírem e evitam morder coisas que não eram pra ser mordidas. Avalie estes itens e bote na ponta do lápis para não ter surpresas depois que trouxer seu amigo de quatro patas pra casa.



Conclusão

    Adotar um cão é um ato nobre e se você tem a convicção e a certeza que conseguirá lidar com todas estas condições que foram apresentadas, tenha certeza que seu novo amigo será muito feliz. Se tem dúvidas ou ainda não tinha parado pra pensar sobre isso, reflita mais um pouco antes de adotar. A partir do momento que entrar com este novo integrante em sua casa para fazer parte da família, é isso que ele se torna rapidamente, família. E família não é igual um objeto que se não gostar, será devolvido. Seu cão nunca te deixaria. Adote com responsabilidade e tenha uma amizade pura e verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viaje de Trem com o seu Cão! Curitiba - Morretes

    Conheça a natureza e a beleza da Serra do Mar Paranaense com a companhia do seu Pet no Bove, primeiro vagão de trem Pet Friendly do Brasil. Crédito da Foto: @ dayanecandatten Saindo de Curitiba     De Curitiba até Morretes, o horário de saída é sempre as 08:30 da manhã. O ingresso pode ser comprado pela internet (serraverdeexpress.com.br) e lá é possível consultar mais informações sobre o que é necessário para levar seu amigo canino no trem. Basicamente é a carteira de vacinação em dia e um atestado fornecido por um veterinário comprovando que o animal tem condições de viajar. É necessário estar presente com no mínimo 30 minutos antes do embarque para verificação dos papéis e para garantir um embarque tranquilo. Sem contar que terá tempo para adaptar seu cão antes da entrada no trem.                                                    ...

Importância dos exercícios para os pets

      Todos sabemos que exercícios são fundamentais para nossa saúde e bem estar. Para nossos pets não é diferente. Além de ser muito importante para o corpo, já que seu amigo canino irá trabalhar a musculatura, melhorar o funcionamento do intestino e trabalhar o sistema respiratório e cardiovascular, os exercícios ajudam muito no estado mental reduzindo o stress, estimulando memórias psicomotoras e deixando-o mais feliz através da liberação de endorfina. Mas qual exercício é indicado para meu pet?     A resposta para esta pergunta é: depende. Temos que avaliar itens importantes como o porte, espaço onde vive, idade e se existe mais de um cão na residência. A raça pode ser importante já que o temperamento pode ser detectado mais facilmente pelas características específicas, mas animais da mesma raça podem ter comportamento bem diferente em relação a aptidão para exercícios. Listarei as atividades com base nos itens citados: Caminhada/Passeio     Este é...

Adaptar seu novo Cachorro com seus Cães mais antigos

      Como integrar seu novo Pet com os cães que já moram na sua casa? Veja agora algumas dicas de como tornar este processo mais fácil e suave para unir o novo integrante na sua família. Apresentando os novos amigos      A apresentação ideal, seria em território neutro. Por mais que seu cão seja sociável, ele pode ter ciúmes caso o novo integrante chegue perto de seu pote de comida, água ou cama. Durante um passeio por exemplo, ou na rua, com a ajuda de um parente ou amigo, cada um ficaria com um cachorro e faria o contato como se estivesse cada um passeando separado e se encontrasse casualmente. Com este contato inicial feito e tudo ocorrendo sem maiores problemas, o cão novato pode ser conduzido para a nova casa. Conduzindo o novo cão para a casa     Tendo feito o contato anterior, ou fazendo o contato diretamente já na casa, o procedimento é o mesmo. Tanto o cão de casa como o novo integrante, devem estar com as guias para segurá-los de forma ...